Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
É a principal autoridade global no Sistema das Nações Unidas para promover a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável e defender o meio ambiente no mundo. Sua missão é proporcionar liderança e encorajar parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras. ( https://www.unep.org/pt-br )
Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF)
É um fundo multilateral dedicado a enfrentar a perda de biodiversidade, mudanças climáticas, poluição e tensões na saúde da terra e dos oceanos. Suas doações, financiamento misto e apoio a políticas ajudam os países em desenvolvimento a abordar suas maiores prioridades ambientais e aderir às convenções ambientais internacionais. ( https://www.thegef.org/who-we-are )
Ministério de Minas e Energia (MME)
É a autoridade federal brasileira responsável pela formulação das diretrizes para o planejamento dos setores de minas e de energia e pela implementação das políticas nacionais de sustentabilidade e de desenvolvimento econômico, social e ambiental dos recursos elétricos, energéticos e minerais (dentre outras). Dentro de suas competências está a participação em negociações internacionais relativas aos setores de minas e energia e o fomento ao desenvolvimento e adoção de novas tecnologias relativas aos setores de minas e de energia. ( https://www.gov.br/mme/pt-br )
Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE)
É uma fundação de direito privado, independente e sem fins lucrativos, instituída por docentes e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1º de dezembro de 1972, tendo por objetivo principal desenvolver a engenharia, com apoio da pesquisa e do conhecimento da POLI-USP, por meio de projetos para o mercado e para a sociedade. ( https://www.fdte.org.br )
Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração)
É um núcleo de produção de pesquisa acadêmica aplicada fundado em 2012 que desenvolve trabalhos relacionados à sustentabilidade da pequena mineração, com uma abordagem inovadora de gestão integrada e integração social. (https://sites.usp.br/napmineracao )
Apoiadores do projeto
Iniciada em 2005, a Parceria Global de Mercúrio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tem como objetivo proteger a saúde humana e o meio ambiente das emissões de mercúrio no ar, na água e no solo.
Com mais de 200 parceiros de governos, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais, indústria e academia, a Parceria concentra-se em apoiar a implementação oportuna e efetiva da Convenção de Minamata sobre Mercúrio, fornecendo conhecimentos e ciência de ponta e aumentando a conscientização para ação global sobre mercúrio.