O mercúrio ou azougue é uma substância química que causa preocupação global devido aos danos que causa para a saúde humana e para o meio ambiente.
O envenenamento por mercúrio é normalmente lento e a vítima, muitas vezes, nem percebe que está sofrendo por causa da presença do metal no seu corpo. Por isso muitas pessoas não acreditam nos problemas que ele causa.
Pegar o mercúrio com a mão não provoca consequências visíveis na hora, mas o metal vai entrar pela pele e ficar dentro do corpo, prejudicando sua saúde.
E o pior nem é o mercúrio que você vê, mas aquele que você respira ou come sem saber. É que o vapor de mercúrio que vem da queima do amálgama ou da limpeza a fogo do ouro, e o mercúrio que é jogado na água ou escapa das bateias, esteiras e dragas viajam por uma longa distância sem que ninguém perceba e acaba chegando às pessoas, aos locais onde elas moram e aos alimentos, principalmente peixes e plantações como a de arroz.
Nas pessoas, o envenenamento por mercúrio pode causar tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, dificuldade de respirar, dores nos pulmões, problemas de visão, fraqueza muscular, tristeza, vontade de morrer, perda da virilidade e morte. Grávidas podem perder o bebê, ou a criança pode nascer com deformações ou dificuldade de aprender.
A exposição constante ao metal faz com que a pessoa esteja continuamente sendo envenenada.
Entre os peixes mais contaminados por mercúrio estão o pirarucu, o tucunaré, o trairão, a piracatinga, a piranha e o mandubé.