O Projeto Ouro Sem Mercúrio participou, no último dia 3 de julho, da primeira reunião interministerial coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para discutir uma nova parceria entre o Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com foco na mineração artesanal e em pequena escala (MAPE) de ouro.
A iniciativa tem como objetivo promover práticas mais seguras e sustentáveis no setor, em alinhamento com os compromissos assumidos pelo país na Convenção de Minamata. A reunião contou com representantes do MME, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do PNUMA e do Projeto Ouro Sem Mercúrio.
A captação de novos recursos junto ao Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) pode viabilizar a construção de soluções para uma mineração mais responsável, com potencial de ampliar o apoio a ações estratégicas voltadas à redução do uso de mercúrio, como programas piloto para testar novas tecnologias, e à valorização das comunidades garimpeiras.