Especialistas do projeto “Ouro Sem Mercúrio” estarão promovendo uma capacitação e propondo reflexões sobre aspectos essenciais para a sustentabilidade na mineração em pequena escala de ouro durante curso a ser ministrado na Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM) deste ano, a ser realizada no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém/PA, de 28 a 31 de agosto de 2023.
A equipe do NAP.Mineração da Universidade de São Paulo (USP) ministrará o Mini-Curso “Gestão e Governança para a Pequena Mineração Responsável do Século XXI”, com duração estimada de oito horas, no dia 28 de agosto, e abrangendo os tópicos regulamentação de garimpo de ouro e operações responsáveis, gerenciamento da incerteza geológica na mineração de pequena escala, governança social e ambiental no garimpo e gestão econômica.
Os participantes do curso terão a oportunidade de mergulhar nas discussões sobre gestão, governança e responsabilidade ambiental no contexto da mineração. Os especialistas do NAP.Mineração compartilharão sua expertise e experiência prática e liderarão uma mesa redonda intitulada “Ouro Sem Mercúrio e o Futuro do Garimpo da Amazônia”, onde buscarão aprofundar reflexões a respeito dos caminhos e desafios para facilitar e fomentar uma transição rápida e segura da mineração de pequena escala de ouro para práticas melhores e de menor impacto social e ambiental.
A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM, uma das maiores exposições de mineração na América Latina, é organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e conta com a participação de importantes stakeholders do setor mineral. Esta feira internacional serve como palco para debates e análises de tendências emergentes no segmento da mineração.
Para mais informações sobre a EXPOSIBRAM 2023 e a inscrição no curso, visite o site oficial do evento: https://exposibram2023.ibram.org.br/minicursos/.